quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cai o número de casos, mas aumentam as mortes por hepatite C

   Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, mostram que diminuiu o número de casos de hepatite C entre 2009 e 2010, mas aumentou o total de mortes provocadas pela doença no período.
    Segundo o Inquérito Nacional de Hepatites Virais, houve registro de 4.915 casos da doença em 2009 e de 3.868 em 2010. As mortes em 2009 foram 1.879 e, em 2010, 1.932.
A hepatite C é responsável por cerca de 70% dos casos crônicos da doença, por 40% dos casos de cirrose hepática em fase terminal e por 60% dos casos de câncer de fígado, segundo o ministério. A hepatite é uma inflamação do fígado, provocada principalmente por vírus, que têm cinco tipos - A, B, C, D e E.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o aumento do número de mortes por hepatite C tem relação com a demora das pessoas em buscar auxílio. “A hepatite é uma doença silenciosa. A pessoa precisa buscar tratamento o mais rápido possível”, disse o ministro.
Hepatite B
    Padilha anunciou um aumento da faixa etária de 19 para 24 anos do público que passará a receber as três doses da imunização contra a hepatite B, a única para a qual há vacina.
Para o próximo ano, a meta do governo é investir mais de R$ 45 milhões e aumentar a faixa de imunização para 29 anos. O governo também vai passar a aplicar, a partir de agosto, testes rápidos nos postos de saúde para diagnosticar a doença. Em 2010, a hepatite B matou 534 pessoas e, em 2009, 481.
“Estamos expandindo os testes rápidos para que possamos detectar o mais rápido possível a doença e para que isso facilite o acesso aos tratamentos”, disse o ministro.

Fonte: G1

MEC divulga como usar Enem para ter certificado do ensino médio

   O Ministério da Educação (MEC) publicou portaria nesta quinta-feira com os critérios para quem quiser obter certificação no nível de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no Enem.
   De acordo com a portaria, a pessoa deve ter 18 anos completos até a data de realização
da primeira prova do Enem, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.
   Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter o mínimo de 400 pontos na
prova objetiva e, adicionalmente, o mínimo de 500 pontos na prova de redação.
   O Inep deixará disponíveis ponibilizará às Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia as notas e os dados cadastrais dos interessados.
Na portaria, também está estabelecido que compete às Secretarias de Educação dos Estados e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, definir os procedimentos complementares para certificação no nível de conclusão do ensino médio com base nas notas do Enem.
   O certificado serve para quem concluiu o ensino médio em idade apropriada.

Fonte: estadao.com.br

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo cobra 'pedágio' para reduzir especulação contra real, diz Mantega

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou as novas medidas adotadas pelo governo para conter a queda do dólar, que foram publicadas no Diário Oficial nesta quarta-feira (27).
    Segundo o ministro, entre essas medidas está a cobrança de 1% de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) nas transações financeiras chamadas de derivativos, usados como apostas das empresas e bancos, brasileiros e estrangeiros no mercado futuro, que pressionam para baixo a cotação do dólar.
Pela Medida Provisória publicada mais cedo no Diário Oficial, essa taxação pode chegar a 25%. A medida entra em vigor hoje.
    A decisão foi anunciada após o dólar recuar pelo sexto dia seguido na terça-feira (26), e fechar abaixo de R$ 1,54 - o menor patamar em mais de 12 anos.
Segundo Mantega, a cobrança é um tipo de "pedágio" contra a especulação no mercado futuro, que atrai uma "enxurrada" de dólares para o país e promove a queda acentuada da moeda em relação ao real.
    "Estaremos cobrando um pedágio das posições vendidas em excesso. Vamos tirar uma parte da rentabilidade da operação, diminuindo essa margem. Esperamos que haja não valorização do real, ou que tenha desvalorização", afirmou o ministro.
Guido Mantega, ministro da Fazenda
Com a maior taxação, o volume de dólares que entra no país tende a diminuir, o que reduziria a cotação. Os derivativos cambiais têm grande influência na formação de preços da moeda norte-americana no mercado à vista.
    A medida, que foi publicada nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União", fixa em 1% a alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o chamado valor "nocional" dos contratos (valor que o contrato representa) de derivativos cambiais, ou seja, o tamanho da alavancagem (aposta) possível da posição vendida acima da posição comprada.

Fonte: G1

sábado, 23 de julho de 2011

Pesquisa revela que 63,7% dos brasileiros, cor ou raça influencia na vida

    Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (22), aponta que 63,7% dos brasileiros entrevistados acreditam que a cor ou raça influencia na vida. O estudo “Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça” coletou informações em 2008, em uma amostra de cerca de 15 mil residências realizada em cinco estados e no Distrito Federal.Entre as unidades pesquisadas, o maior percentual de pessoas que acredita que a raça ou a cor influencia na vida foi registrado no Distrito Federal (77%) e o menor no Amazonas (54,8%).
    As mulheres apresentam percentual maior do que os homens: 66,8% delas disseram que a cor ou raça influenciava, contra 60,2% deles. Quando se analisa o quadro por idades, os maiores percentuais de resposta afirmativa ficam com os jovens com idades dentre 25 e 39 anos (67,8%), seguidos por pessoas na faixa etária de 15 a 24 anos (67,2%).
    Os dois grupos se alternam na liderança desse quesito em todos os estados, mas no Distrito Federal há destaque para o grupo com idades entre 40 e 59 anos, que corresponde a 79,5%.Entre as situações nas quais a cor ou raça tem maior influência, o trabalho aparece em primeiro lugar entre pessoas entrevistadas, com 71% das respostas, aponta o IBGE.
    Logo em seguida, os brasileiros apontaram que a cor e raça interferem "na relação com a justiça ou a polícia", citada por 68,3% dos entrevistados. Para 65%, estes fatores também interferem no convívio social; e para 59,3%, cor e raça são fatores que atuam na maneira das pessoas agirem nas escolas.
    Dos entrevistados, 96% afirmam saber a própria cor ou raça. As cinco categorias de classificação do IBGE (branca, preta, parda, amarela e indígena), além dos termos “morena” e “negra”, foram utilizadas pelos entrevistados.
    A maioria dos brasileiros respondeu ao IBGE que o fator preponderante para identificar sua cor ou raça é “a cor da pele” – foi o argumento de 74% dos entrevistados. Mas 62% deles disseram que a origem familiar também é analisada; e, para 54%, traços físicos também atuam na formação da raça.“A importância muito grande deste estudo é que ele é inédito. O IBGE jamais tinha indagado este aspecto sobre a influência na vida das pessoas. Normalmente fizemos pesquisas concretas, sobre renda, saneamento. Agora, fizemos a pessoa refletir sobre um sentimento”, diz ao G1 Ana Sabóia, chefe da Divisão de Indicadores do IBGE e coordenadora-geral da pesquisa.
    O Distrito Federal se destacou no levantamento com os maiores percentuais de percepção da influência da cor ou raça em quase todas as situações citadas. Para os moradores de lá, cor e raça atuam no trabalho (86,2%), na relação com justiça/polícia (74,1%), no convívio social (78,1%), na escola (71,4%) e também nas repartições públicas (68,3%). Apenas em “casamento”, a Paraíba ficou com 49,5% contra 48,1% do Distrito Federal.
    Ana atribuiu esse resultado ao “maior nível de escolaridade da população do Distrito Federal, quando as pessoas têm maior facilidade em responder a este nível de pergunta”.Entre os destaques está o dado de que 96% dos brasileiros entrevistados afirmam que saberiam fazer sua autoclassificação no que diz respeito a sua cor ou raça. Para Ana, isso mostra que “as pessoas sabem dizer a sua cor, não tem mais este mito”.
    Segundo a pesquisadora, os dados não podem dizer se o brasileiro acredita que há preconceito pela cor ou raça. “Não se pode afirmar isso. A pergunta foi direta, se a cor ou a raça influencia na vida. A gente não perguntou se isso era positivamente ou negativamente”, afirma.

Fonte: G1

quinta-feira, 21 de julho de 2011

"Nunca mentimos que o sangue que tinha lá era da Eliza", afirma Macarrão em entrevista

    O detento Luiz Henrique Ferreira Romão, amigo do goleiro Bruno de Souza conhecido como Macarrão, afirmou na quarta-feira (20) que o sangue encontrado no carro do jogador de futebol é de Eliza Samudio.
Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão).
    Macarrão está preso no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem (MG), por suspeita de envolvimento no desaparecimento da jovem. E recebeu visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de MG, após denúncia de que estaria sofrendo intimidações. O deputado Durval Ângelo, presidente da comissão, conversou com o réu.
    Luiz Henrique Romão disse que nunca mentiu sobre a presença do sangue da jovem no carro, que foi comprovada pela perícia. O deputado afirma para Macarrão: "o sangue deu DNA da Eliza". Na resposta, o detento concorda com o resultado da perícia e descarta ter mentido sobre o tema. "Deu. A gente nunca mentiu o negócio de sangue nem nada não", comenta Macarrão.
    Durval volta a questionar o réu. "Vocês nunca mentiram isso? Porque o DNA deu da Eliza", completa o deputado. "Nunca mentimos que o sangue que tinha lá era da Eliza", afirma Macarrão.
Ainda sobre as provas coletadas no inquérito, o deputado comenta que a quebra do sigilo do telefone indica a presença de Macarrão em locais relacionados ao desaparecimento da jovem. "As provas são fortes, tá? Você nunca mentiu? Logo nos primeiros depoimentos você já tinha falado sobre isso, que o sangue poderia ser da Eliza?", pergunta Durval.
    O detento afirma que a omissão foi orientada pelo advogado. "Eu nunca menti sobre isso, não. Nunca falei porque meu advogado nunca deixou. Isso aí eu nunca falei não foi porque eu não quis, eu sempre quis falar." O réu ainda afirmou que é inocente. "Tô pagando por uma coisa que eu não cometi. Todos colocam 'eu' como culpado", disse.
   Ainda de acordo com Durval, ele assume a participação no traslado de Eliza Samudio a Belo Horizonte, mas diz que é inocente no caso do desaparecimento.

Fonte: G1

domingo, 17 de julho de 2011

Homem é preso após ir a clube de strip e deixar filho dormindo no carro

Thomas Yates foi a clube de strip e deixou
o filho dormindo em carro.
   O norte-americano Thomas Yates, de 33 anos, foi preso em Indianápolis, no estado de Indiana (EUA), depois que foi a uma casa de strip-tease e deixou o filho sozinho dormindo no carro do lado de fora do clube, segundo reportagem da emissora de TV "WISH".
    O incidente ocorreu no último domingo. Quando chegaram ao clube após denúncia, os agentes encontraram um menino de 3 anos dormindo no veículo, sem adultos por perto.
    Como não conseguiram acordar o menino batendo na janela, os policiais chamaram o Corpo de Bombeiros para abrir a porta.
    Poucos minutos depois, Yates apareceu. Quando tentaram prendê-lo, o suspeito resistiu e os agentes usaram uma arma de choque.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lula dá beijo em militante após congresso em São Paulo

   O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um beijo caloroso em um militante nesta sexta-feira (15) em São Paulo. Lula participou hoje do congresso da UGT (União Geral dos Trabalhadores) no Anhembi, na capital paulista.
   Lula discursou no evento e avisou que pretende voltar a viajar pelo país para defender as causas sociais.
- Serei o lobista número 1 das causas sociais e vou voltar a incomodar algumas pessoas outra vez.
   Lula discursou por 20 minutos e fez uma defesa de seus oito anos à frente da Presidência da República. De acordo com o ex-presidente, nenhuma categoria, durante seu governo, ficou sem aumento real de salário.
- Não é possível que alguém não tenha tido aumento real no meu governo.
Hoje, o ex-presidente também defendeu o nome do ministro da Educação, Fernando Haddad, para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PT.
- Acho que o companheiro Haddad é adequado. Foi ministro da Educação e acho que ele está na disputa interna.
   Internamente, o ex-presidente tem feito campanha pela confirmação do ministro como o nome do PT para sucessão do prefeito Gilberto Kassab (ex-DEM).
   Além de Haddad, os nomes da senadora Marta Suplicy, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, estão sendo cogitados pelo partido.

Fonte: r7.com

Três pessoas são denunciadas no caso do acidente da TAM

    O juiz federal Márcio Assad Guardia, substituto da 8ª Vara Federal Criminal de São Paulo, recebeu nesta sexta-feira (15) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra três pessoas pelo acidente com um avião da TAM, ocorrido em 2007. O procurador da República Rodrigo de Grandis fez as denúncias por atentado contra a segurança de transporte aéreo, na modalidade culposa. Os réus serão citados e devem apresentar resposta à acusação no prazo de dez dias.
    Foram denunciados criminalmente Denise Abreu, então diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Alberto Fajerman, que era vice-presidente de operações da TAM; e Marco Aurélio Castro, então diretor de segurança de voo da empresa. Para o MPF, essas três pessoas expuseram a perigo o Airbus que, no dia 17 de julho de 2007, saiu da pista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e bateu no prédio da empresa, em frente ao aeroporto, matando 199 pessoas. Os três negam as acusações.
    Na decisão, o juiz disse constatar “que a peça acusatória obedece aos requisitos previstos no artigo 41 do Código de Processo Penal, porquanto contém a descrição circunstanciada dos fatos, a qualificação dos acusados e a classificação do crime”.
    O procurador defende que os três acusados foram imprudentes ou negligentes em relação a uma “situação de perigo” que contribuiu para a tragédia. “A denúncia foi formulada com base no crime de atentado à segurança de transporte aéreo. Isso significa que se detectou, através dos laudos periciais, que na pista principal de Congonhas, à época, não foram adotadas as cautelas necessárias para que se evitasse uma situação de perigo”, disse o procurador na terça-feira.
    O presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAMJJ3054 (Afavitam), Dario Scott, comemorou a decisão desta sexta-feira. “É mais uma etapa vencida. Com certeza é uma ótima notícia na véspera dos quatro anos [do acidente] porque é aquilo que estamos buscando desde a época da tragédia”, disse.
  
Denúncia
    Segundo o procurador, o diretor e o vice-presidente de operações da TAM tinham conhecimento “das péssimas condições de atrito e frenagem da pista principal do aeroporto de Congonhas” e não tomaram providências para que os pousos fossem redirecionados para outros aeroportos, em condições de pista molhada. A denúncia também afirma que eles não divulgaram, a partir de janeiro de 2007, “as mudanças de procedimento de operação com o reversor desativado (pinado) do Airbus-320”.
   O MPF considerou que a então diretora da Anac, Denise Abreu, “agiu com imprudência” ao liberar a pista do aeroporto de Congonhas, a partir de 29 de junho de 2007, “sem a realização do serviço de 'grooving’ e sem realizar formalmente uma inspeção, a fim de atestar sua condição operacional em conformidade com os padrões de segurança aeronáutica”.
   Denise também assegurou, em fevereiro de 2007, durante uma ação civil pública que pedia a interdição da pista principal de Congonhas por questões de segurança, que uma norma (IS-RBHA 121-189) que previa restrições para as operações no aeroporto, especialmente para aeronaves com sistema de freio inoperante, era “formalmente válida e eficaz”. O procurador defendeu que, se a norma fosse válida, a aeronave estaria impedida de pousar no aeroporto na data do acidente.

Defesa
    O criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira, defensor de Alberto Fajerman e de Marco Aurélio, disse na terça-feira à Agência Estado que recebeu "com estupefação" a denúncia da Procuradoria da República. "A defesa esperava um pedido de arquivamento do inquérito policial", observou o criminalista, apontando "duas razões" para sua certeza de que os autos deveriam ser arquivados.
   "Em primeiro lugar, no curso do longo inquérito (da Polícia Federal), efetivamente não há nem mesmo meros indícios de que alguma pessoa tenha concorrido de algum modo, mesmo que culposo, para o trágico acontecimento." A segunda razão de Mariz: "Corroborando a inexistência de elementos incriminadores, esse mesmo inquérito ficou nas mãos da acusação durante mais de um ano e meio a mostrar que o representante do Ministério Público Federal não estava encontrando fundamentos para o oferecimento da denúncia. E diga-se: o procurador (Rodrigo de Grandis) é um dos mais operosos e competentes representantes do MPF em São Paulo."Em nota divulgada na terça-feira, a defesa de Denise Abreu disse que enviará uma resposta à acusação dentro do prazo legal.
   “Caberá à defesa da ex-diretora da Anac ressaltar que o Ministério Público Federal realizou análise rasa, superficial e insatisfatória dos fatos e provas que estão acostados aos autos do inquérito policial, apesar do longo período em que esteve de posse de ampla documentação a respeito. Mais: a denúncia não encontra amparo nas conclusões periciais juntadas aos autos, nem nas conclusões do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Cenipa, único órgão com capacidade técnica e com atribuição para apurar acidentes aeronáuticos no país”, completa a defesa de Denise.

Fonte: G1

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Foram registradas 16 mortes em queda de avião em Recife

  Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas morreram no acidente. A aeronave foi encontrada por volta das 7h em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem.
    De acordo com o coronel Valdyr José de Oliveira Júnior, comandante da assessoria de imprensa dos bombeiros do estado, não houve sobreviventes. A informação foi confirmada pela FAB, que diz que houve "totais perdas humanas e materiais".
    A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.
    Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu..
    Os bombeiros enviaram nove viaturas para a ocorrência. Equipes de investigação de acidentes aéreos da FAB também estão no local.
   Erandir da Silva, 42, vigia do terreno onde um avião caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife disse que tentou ajudar os passageiros, mas teve que recuar por conta de várias explosões no interior da aeronave.   
Destroços do avião bimotor.
   O avião, da empresa No Ar, caiu por volta das 7h desta quarta-feira (13) e pegou fogo em um terreno na avenida Beira-Mar, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), perto da divisa com o Recife. As 16 pessoas que estavam na aeronave morreram no acidente.
    “Estava dormindo e escutei o barulho. Quando cheguei lá [no local da queda], o avião tava pegando fogo. Fiquei com medo de chegar perto por causa das explosões”, afirmou.
    Segundo o vigia, os passageiros começaram a pedir ajuda de dentro do avião. “Vi o pessoal na janela pedindo socorro, mas quando cheguei perto começou a explodir. Senti remorso vendo o pessoal morrer sem poder fazer nada”, disse.
    A aeronave é um bimotor LET-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, e saiu do aeroporto do Recife às 6h51 com destino à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com previsão de escala em Natal.
    Segundo informações de testemunhas que passavam pelo local, o avião estava muito baixo, já tombando, quando caiu do céu, de bico, diretamente no terreno e explodiu na mesma hora. A aeronave está totalmente destruída, e as vítimas foram carbonizadas.
A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente. O piloto do bimotor chegou a passar informações de que estava tendo problemas para a torre de controle do aeroporto, mas o problema não foi solucionado a tempo.
    Há informações de que parte dos passageiros integrava um grupo de comerciantes de Caruaru. Representantes da Infraero estão fazendo uma perícia, mas até o momento nenhum veículo do Instituto de Medicina Legal (IML) chegou para retirar os corpos do terreno.
    O Corpo de Bombeiros está no local com duas viaturas fazendo o resgate das vítimas, e, até o presente momento, ninguém foi retirado com vida. Carros do Instituto de Medicina Legal estão indo para o local. O motivo da queda ainda está sendo investigado.

Fonte: G1

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PT faz pesquisa eleitoral sobre sucessão de Elmano Ferrer

   O Partido dos Trabalhadores realizou duas pesquisas eleitorais para consumo interno.
   Foi sobre a sucessão na prefeitura de Teresina.
   Na primeira, as colocações foram: Wellington Dias (1º), Firmino Filho (2º), Elmano Ferrer (3º) e Marlos Sampaio (4º).
   Já na segunda – como o nome de Rejane Dias no lugar de Wellington Dias – houve uma mudança na preferência do eleitorado.
   O tucano Firmino Filho é o primeiro colocado; a segunda é Rejane Dias. Elmano Ferrer (PTB) e Marlos Sampaio (PMDB) continuam em terceiro e quatro lugares.

Fonte: cidadeverde.com.br

domingo, 10 de julho de 2011

Depois de sair do Piauí ônibus é assaltado próximo à Salvador

   Neste sábado, dia 9 de julho, um ônibus da empresa Expresso Guanabara foi assaltado por uma quadrilha de quatro bandidos armados.
   O assalto aconteceu próximo ao município de Várzea do Meio, a 915 km de Salvador. Os assaltantes estavam conduzindo um carro modelo Gol de cor predominante prata.
Ônibus da empresa Expresso Guanabara.
   O motorista foi obrigado à conduzir o veículo a um lugar à 10 m do local de origem. A quadrilha rendeu os passageiros e roubaram celulares, bousas, jóias e dinheiro entre outros.
   A delegacia do município bahiano de Riachão das Neves está fazendo uma procura em busca dos bandidos

sexta-feira, 8 de julho de 2011

É realizada a última missão com tripulantes da NASA

   O ônibus espacial Atlantis decolou com sucesso, mas com um pequeno atraso de quatro minutos, às 12h29 (horário de Brasília) desta sexta-feira (8) em sua última missão. O voo é o último tripulado da Nasa por tempo indeterminado.
   A decisão de aposentar a frota veio após o acidente com o Columbia, que se desintegrou na reentrada após uma missão em 2003. A orientação do então governo Bush era finalizar a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), aposentar a frota até 2010 e desenvolver uma nave nova que deveria estar em operação em 2014.De lá para cá, o governo Obama confirmou a aposentadoria do programa, mas permitiu um ano a mais de voos, até 2011. As operações na ISS foram estendidas até pelo menos 2020. E o programa de naves da administração Bush, o projeto Constellation, foi cancelado. Em seu lugar, o atual presidente ordenou que a parte de desenvolvimento e construção de espaçonaves fosse delegada à iniciativa privada, enquanto a Nasa se dedicaria a pensar as próximas fronteiras da exploração espacial.
   “Vamos começar a estender as fronteiras que temos para que não fiquemos fazendo a mesma coisa repetidamente. Vamos pensar sobre qual é o próximo horizonte. Qual é a nova fronteira? Mas para fazer isso, vamos precisar de avanços tecnológicos que ainda não temos”, disse Obama na quarta-feira (6) em uma entrevista com usuários do Twitter.
   Enquanto a iniciativa privada não entrega a nova nave, no entanto, os americanos vão ficar sem acesso próprio ao espaço – algo que não acontece desde 1961, quando Alan Shepard se tornou o primeiro cidadão do país a deixar a Terra. Para chegar à ISS, eles terão que fazer algo que tiraria do sério Shepard, o homem que perdeu a chance de ser o primeiro no espaço para Yuri Gagarin por pouco mais de um mês, 50 anos atrás: pagar para viajar em naves da Rússia.
   O Atlantis levará quatro astronautas experientes: o comandante Christopher Ferguson, em sua terceira missão; o piloto Doug Hurley, em sua segunda; e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim, ambos com três missões cada.Caso haja algum problema com a nave, os tripulantes serão transferidos para a estação espacial e retornarão, um por vez, nas naves russas Soyuz – um processo que pode levar até um ano.Além disso, menos gente a bordo significa mais espaço para carga e a agência quer aproveitar cada centímetro disponível em seu último voo.A missão da nave é levar o módulo multipropósito Raffaello, com suprimentos e partes sobressalentes, para a ISS.

Fonte: G1

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ministério agora diz que RN terá aeroporto até 2014

   O Ministério do Esporte divulgou nota na noite desta terça-feira (5) em que afirma que "trabalha com um cronograma que garante a conclusão no primeiro semestre de 2014" do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal.
   A cidade será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O aeroporto é uma das obras de infraestrutura anunciadas pelo governo federal para atender ao aumento da demanda em razão do Mundial.
   Mais cedo, o assessor especial do ministério Ricardo Gomyde disse ao G1 que o novo aeroporto não ficaria pronto a tempo de atender os turistas e torcedores que virão ao Brasil para o Mundial.  Segundo ele, "a previsão da Infraero é que a obra seja concluída em agosto de 2014", um mês após o fim do Mundial.
   Ele disse que, mesmo com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) pela Câmara, dispositivo que flexibiliza a Lei das Licitações para obras dos eventos esportivos, não será possível concluir a obra do novo aeroporto de Natal. "Mesmo com a aprovação do RDC não vai ser possível terminar a tempo".


A nota foi enviada às 19h36. Veja a íntegra:
"O assessor especial do Ministério do Esporte Ricardo Gomyde usou dado desatualizado durante apresentação, nesta terça-feira (05.07), no II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa 2014, o que o levou a cometer uma avaliação equivocada acerca do término das obras do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, em Natal. O Governo Federal trabalha com um cronograma que garante a conclusão no primeiro semestre de 2014, antes da realização do Mundial."

Fonte: G1

sábado, 2 de julho de 2011

Exaltasamba, em despedida, encanta multidão Teresina

   São 25 anos de trajetória e sucesso marcados pela “ode” do fã que alcançou o estrelato e passou a dividir os palcos dos Brasil com seus ídolos. O Exaltasamba sempre foi campeão de vendas e de público, mas a turnê de despedida de Thiaguinho do grupo entra pra história da música brasileira.  
   “É muita emoção estar aqui hoje. Aprendi a ser fã deles com minha irmã mais velha. É uma pena o Thiaguinho está saindo do Exalta. Ele tem tudo a ver com o grupo. Vai fazer muita falta, mas vou continuar fã do grupo e dele”, disse a estudante Andressa Cavalcante.
   O grupo foi criado na década de 80 na cidade de São Bernardo do Campo (SP) e, segundo Pinha, que toca repique de mão, se dedica ao “samba de raiz, mas com muitas inovações”. A especialidade da banda são as canções românticas.
   Thiaguinho anunciou neste ano a saída do Exaltasamba para seguir carreira solo. Desde 2003 que ele é responsável pelos principais vocais da banda. Ele teve a grande responsabilidade de substituir o cantor Chrigor, que comandou o grupo durante 10 anos.
   “Estou precisando de um tempo para coisas que mal vivi ou evitava viver”, revela Thiaguinho, que, inclusive, já possui contrato com uma nova gravadora para lançar seu novo projeto, que está em segredo. “Agora cada um vai dar mais atenção a familia e seguir outros sonhos”, disse.
   O show desta sexta-feira (01), em Teresina, encerrar a turnê nordestina de despedida do Exalta e integra o calendário de comemoração dos 25 anos da TV Cidade Verde. A apresentação única lotou o espaço Cidade Folia que recebeu quase 25 mil pessoas.   
   A plateia foi ao delírio com as músicas clássicas do grupo como “Desliga e vem”, “Cartão Postal” e “Eu me apaixonei pela pessoa errada”. O coro foi mais forte, entretanto, para os sucesso de hoje “Fugidinha” e “Ta vendo aquela lua”.
   
Fonte: cidadeverde.com

Piauiense é assassinado em São Paulo

Teresinha Batista de Sousa e Silva
  A  agricultora Teresinha Batista de Sousa e Silva, de 58 anos, residente na localidade Soinho, na zona rural de Teresina, foi na manhã dess sábado ao IML tentar uma alternativa para localizar o corpo de seu filho, Luís Perreira Filho, que teria sido assassinado com dois tiros na área de corte de cana em São Paulo. Ele afirmou que o filho Luís Perreira viajou à São Paulo há cinco anos, levado por uma mulher do município de Regeneração, e desde esse período a família estava sem notícia dele.
   Teresinha Batista disse que anteontem (30) os vizinhos de sua casa no Soinho receberam um telefonema da mulher de Regeneração informando que Luís Pereira filho foi assassinado num área de corte de cana com dois tiros e que o corpo estaria chegando, mas até agora isso não aconteceu. "Estou desesperada sem saber a quem procurar, já que os vizinhos foram informados da morte do meu filho e da chegada do corpo há dois dias atrás", falou Teresinha Batista, que procurou o IML para pedir ajuda.

Fonte: meionorte.com